sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Percebe-se que o apoio de profissionais especializados na escola vem contribuir sigificativamente neste processo de transição de enfoque metodológico, na identificação dos tipos de necessidades educativas, no planejamento e elaboração de stress e favorecendo a aprendizagem significativa para todos que fazem a escola. A inclusão precisa de parceiros dispostos a mudar de atitudes e de crenças, uma barreira intranponível e, portanto, faz-se necessário vencê-las para a efetivação da inclusão. Assim, as ações investidas na educação das crianças, jovens e adultos, precisam, antes de tudo, desenvolver esse olhar, e buscar parceiros, como colaboradores comprometidos aom o fazer, com o pensar, com o refletir às práticas pedagógicas, na organização e reorganização de ações que responda às necessidades de cada aluno. No entanto, nós como profissionais da educação, sabemos para que a educação atinja todas as pessoas de igual modo, é necessário, também, um investimento de redes relacionadas que valorizem a diferença, elevando a auto-estima, o sentimento de pertencer à família, a escola, assim como es espaços de lazer e outros diferentes momentos que possam contribuir significativamente com o processo de inclusão educacional e social.
A inclusão hoje, vai além de uma proposta escolar, vem valorizando a importância do educar para a convivência numa sociedade diversificada, onde o encontro das diferenças físicas, sociais, culturais e ideológicas são condições principais para a transformação de toda uma sociedade.

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